sábado, 1 de novembro de 2014

Produção de placas de gesso: Método












A partir da definição das matérias-primas e elaboração do planejamento dos experimentos, a Verde Engenharia começou a produção das placas de gesso, primeiramente puro, para os testes a serem realizados posteriormente. Utilizamos moldes de madeira envernizados, terceirizados da empresa César&Sanches LTDA. Os moldes possuem dimensões internas de (300x400x10) cm, de acordo com os tamanhos padronizados e permitidos pelos limites de tolerância da norma ABNT NBR 14715 Chapas de gesso para drywall. 

Molde de madeira envernizado (300x400x10) cm, com fundo plástico.




Para a determinação dos testes de resistência à ruptura na flexão, absorção de água, dureza superficial e densidade superficial de massa, utilizaremos 4 corpos de prova, feitos sob replicação e que serão submetidos aos ensaios de forma randomizada.

Para a preparação do pasta de gesso para produzir as placas, utilizamos os seguintes materiais:
  • 4 kg de gesso de Fundição;
  • 2,4 L de água destilada;
  • Bacia plástica,
  • Batedeira e 
  • Espátulas plásticas.
A proporção de gesso/água utilizada foi de 60% da massa de gesso, uma vez que com relações menores que está, não existe possibilidade de trabalhabilidade do gesso sem adição de aditivos retardadores de pega. Todo o processo de preparação da pasta e produção das placas foi documentado no vídeo abaixo.


Os próximos passos serão a produção da mucilagem de cacto para uso como aditivo e confecção das placas compósitas.


Até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário