domingo, 16 de novembro de 2014

A qualidade na nossa gestão


A Verde Engenharia, como qualquer outra empresa, está sempre preocupada com a qualidade dos seus produtos e serviços, afinal para termos bons resultados é necessário gerir com qualidade e de forma padronizada as atividades dentro de uma empresa de forma que ocorra uma satisfação por parte dos clientes com relação ao que está sendo oferecido pela empresa, ou até a superação de expectativas pela própria empresa. Seguindo a ISO 9001, nos findamos no foco no cliente - nos dependemos da sua satisfação para seguir em frente; na liderança, já que nenhuma empresa consegue se manter erguida no mercado sem um líder que consiga envolver todas as pessoas da organização num único objetivo. Todas as nossas atividades tornam-se um processo, já que estas exigem uma entrada, um processo para seu desenvolvimento e/ou fabricação e uma saída, o produto final.
A melhoria contínua está dentro no processo de fabricação dos produtos da Verde Engenharia. Para chegar numa placa que consiga atender todos os requisitos de melhora exigidos nós procuramos melhorar o processo de fabricação, aumentando o maquinário utilizado, delineando métodos que melhorem o produto final e estando sempre atentos as não conformidades do processo. A não conformidade ocorre quando é gerado um resultado insatisfatório, e isso ocorreu com os nossos corpos de prova (CP's). Notamos que alguns CP's durante o seu tempo inicial de secagem no molde começavam a apresentar rachaduras da ponta até o seu meio, procuramos então identificar o porquê dessas rachaduras que estavam levando a um descarte de material, retrabalho e aumentando os custos com matéria-prima já que tínhamos que refazer os CP's que rachavam. Primeiro observamos as vibrações ao redor do molde: já que os CP's estavam no inicio de secagem, vibrações muito bruscas próximas a eles poderiam estar ocasionando as rachaduras, então mudamos os moldes para um local livre de impactos e vibrações. No entanto, as rachaduras persistiam. Procuramos então observar o próprio molde e notamos que as rachaduras partiam sempre dos pontos soltos que o molde possuía para facilitar a desmoldagem dos CP's. Fixamos, então, esses pontos soltos e obtivemos sucesso cessando as rachaduras nas placas. A partir dai, todos os moldes fabricados tinham de ter todos os seus pontos bem fixados. 


Placas não conformes.


A utilização de EPI's (Equipamentos de Proteção Individual) em empresas é de extrema importância, já que os mesmos protegem os trabalhadores contra os riscos que possam ameaçar sua segurança e saúde. Durante o processo de fabricação dos nossos corpos de prova é exigidos o uso de luvas de látex, borracha nitrílica ou neoprene (dependendo da situação), óculos de proteção transparentes, mascaras do tipo PFF (peça fácil filtrante), jalecos e sapatos fechados (botas ou tênis). Esses equipamentos garantem a proteção no momento de produção dos CP's. 
Outro requisito de extrema importância que deve ser seguido pelas empresas é a utilização do 5S que tem a função de cuidar da base da empresa, facilitando a prática e aplicação dos conceitos e ferramentas para atingir a qualidade: cuidar do ambiente, equipamentos, materiais, métodos, medidas e pessoas. Como a  Verde Engenharia desenvolve a produção das suas placas em laboratório e este é utilizado também por outras pessoas, é de total responsabilidade do nosso pessoal, após uso do laboratório, a limpeza do mesmo para manter o ambiente agradável e possível para ser utilizados por outras pessoas e por nós mesmos novamente. O cuidado com os equipamentos utilizados devem ser grande, já que um equipamento danificado atrasa o trabalho e aumentar o custo ou com a reposição do equipamento ou com a manutenção do mesmo. Manter as matérias-primas, utensílios e equipamentos juntos e guardados num único lugar facilitam no momento de procura para fabricação de novos corpos de prova. A etiquetagem dos materiais também é importante, destacando a atenção e o cuidado que as outras pessoas também devem ter, mesmo sendo com materiais que não sejam de sua posse. 



5 passos do 5S realizados no nosso ambiente de armazenagem.


Esta semana realizaremos os testes de absorção e flexão nas nossas placas 

                                                    Ate breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário