A Verde Engenharia, para dar maior credibilidade e precisão aos experimentos, irá utilizar um experimento fatorial completo com uma replicação para cada ensaio (flexão e absorção), ou seja, cada ensaio possui dois corpos de prova de cada composição. Os valores dos componentes das combinações foram feitas baseadas em artigos científicos, porém foram ajustadas proporcionalmente às necessidades dos corpos. Replicamos cada corpo de prova para aumentar a precisão nos nossos resultados, e apenas uma réplica, por ser adequada ao tempo/custo.
Um dos principais problemas encontrados na realização dos corpos de prova foram os ruídos, que atrapalharam consideravelmente a precisão dos experimentos e mostraram-se difíceis de serem minimizados nas condições dos laboratórios, que não eram adequados, pela falta de climatização ideal e as impurezas. Um exemplo que podemos citar é o resultado de um dos ensaios realizados, o de Flexão do Gesso, Mucilagem e Água (resultado presente na imagem abaixo), que apresentou força de ruptura de 0.50 KN no CP 1 e 0.34 KN no CP 2, uma diferença considerável nos resultados. O ideal seria fazer mais um CP e eliminar qual dos dois primeiros estaria mais dispersos, porém por conta do tempo e da falta de material, usaremos apenas esses dois. A dispersão do resultado ocorreu por conta dos ruídos.
Será feito um experimento fatorial completo com 20 corridas, sendo que a replicação do experimento, e a randomização já foram feitas no software Minitab. Concluída esta etapa, será analisado o output dos dados e sua possível otimização. Finalizamos os ensaios de flexão e absorção e estamos analisando a possibilidade de fazer o ensaio de isolação sonora nas nossas placas.
Até breve!
Nenhum comentário:
Postar um comentário