sábado, 1 de novembro de 2014

Planejamento dos experimentos

Para ter sucesso, precisa-se aprender a aprender e esta é a chave para a geração de ideias, melhoria contínua de processos e desenvolvimento de novos produtos. Uma ideia inicial conduz a um processo de dedução de certas consequências necessárias que podem ser comparadas com dados. Com o interesse em saber quais variáveis são determinantes para obtermos sucesso, assim como limites inferior e superior de valores destas variáveis, como fator de água/gesso, mucilagem, teor de fibra e quantidade de isopor, estamos interessados em determinar valores adequados para estas variáveis de forma a manter nosso processo de acordo com as necessidades do cliente. Para estudarmos o comportamento das variáveis que influenciam em nossa pesquisa, realizaremos experimento e para tal, determinamos os níveis para as nossas variáveis de interesse e executaremos experimentos em combinações dos níveis destas variáveis.
O planejamento experimental é uma destas técnicas, que atualmente vem sendo usadas em grande escala e através dele, pesquisadores determinam as variáveis que exercem maior influência no desempenho de um determinado processo através da análise dos dados. Os três princípios básicos para um bom planejamento de experimentos são randomização, replicação e blocagem. A randomização, ou aleatorização dos experimentos é necessária uma vez que evita que resultados tendenciosos infiltrem-se nos nossos dados e garante a premissa da eliminação dos erros experimentais. Já a replicação, que é a replicação do experimento básico, é fundamental para determinação da significância estatística e a blocagem, faz com que ocorra uma melhoria nas estimativas dos fatores de interesse uma vez que reduz ou elimina os fatores inconvenientes. Assim, randomizaremos as nossas amostras para realização dos testes, replicaremos todas as nossas produções de placas (2x2) e consideraremos as nossas produções por blocos, uma vez que teremos dois colaboradores para a produção das placas. 

Até breve!





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