Boa tarde caros leitores! Hoje se preparem para ótimas notícias e um anúncio de parceria da Verde Engenharia com uma empresa que está nos dando um apoio e suporte enormes, que era o que faltava para que conseguíssemos, enfim, obter os corpos de prova e começar a construção da comporta.
Bom, como foi explicado na nossa última postagem, o departamento de usinagem que contratamos nos apresentou um problema com relação ao tempo de espera dos corpos de prova. Estamos em reta final e precisamos dos CP's para dar inicio aos ensaios mecânicos que são de extrema importância para os cálculos do projeto.
Esse atraso nos fez correr atrás de uma segunda opção e então um dos nossos engenheiros contatou um amigo que nos indicou usinar os corpos de prova e, quem sabe até montar a comporta utilizando como suporte os equipamentos desta empresa, a Usiface - Usinagem de Campo. Entramos em contato com o pessoal dessa empresa e conseguimos ir até eles, explicamos o que é o nosso projeto e porque precisávamos dos corpos de prova com tanta urgência. A equipe da Usiface não só entregou nossos corpos de prova nos mesmo dia, como também nos deu um suporte enorme na construção da nossa comporta.
A Usiface - Usinagem de Campo é a empresa com maior número de equipamentos e que conta com uma das mais qualificadas e experientes equipes técnicas do mercado Norte e Nordeste. Tem como objetivo atender as necessidades das indústrias, com mão de obra especializada em serviços de Usinagem de Campo e de Reparos Emergenciais. Possui equipamentos como: faceadora de flanges, biseladoras ou faceadoras, furadeiras especiais com base magnética, hot tapping machine e muitos outros! E se tornou, sem dúvidas, uma empresa parceira da Verde Engenharia. Nós agradecemos muito a disponibilidade, auxilio e companheirismo no desenvolvimento deste projeto que para nós se tornou uma experiência única!
Todos os corpos de prova foram cortados com uma lixadeira com aquecimento e os CP's que vão ser submetidos aos ensaios de tração, flexão e compressão foram frezados, atendendo as normas de tamanho e formato de cada ensaio mecânico.
Corte dos corpos de prova. |
Corpos de prova usinados. |
Com os corpos de prova prontos, as equipes puderam se dedicar à construção da comporta. Utilizamos nossa chapa de aço carbono mesmo, mas antes foi necessário esquadrejamento ou fresagem da mesma com uma máquina fresadora. Isso foi feito para retirar o metal de todos os desníveis existentes nas laterais da chapa, fazendo com que a superfície torne-se totalmente lisa.
Máquina Fresadora. |
Chapa de aço carbono antes (acima) e depois (abaixo) da fresagem. |
Com as laterais da chapa fresadas, torna-se mais fácil o deslizamento da mesma. Inicialmente visamos usar trilhos de alumínio para compor a lateral da comporta, onde a chapa iria deslizar. No entanto, a equipe da Usiface nos explicou que se usássemos os trilhos de alumínio não teríamos uma estanqueidade zero da comporta, já que os parafusos impediriam que a comporta descesse e subisse totalmente (o alumínio possui baixa soldabilidade, por isso iriamos parafusar os trilhos um no outro). A equipe então nos deu a ideia de utilizar cantoneiras, também de aço carbono, que seriam soldadas e formariam o trilho em U que precisávamos e nos daria uma estanqueidade zero. Foi utilizado também um oringue em volta da chapa, já que essa estanqueidade é garantida, também, pela boa vedação com a comporta fechada, e o oringue por ser emborrachado nos traz essa garantia.
Processo inicial de construção da comporta. |
Notem o oringue ao redor da chapa e o óleo lubrificante nos trilhos para facilitar no deslizamento
Comporta parcialmente pronta. |
Essa semana iremos concluir a construção da comporta, revesti-la e dar inicio aos ensaios mecânicos. Mais uma vez nós agradecemos à empresa Usiface, sem a parceria de vocês nada disso teria sido realizado!
Até Breve!
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