domingo, 8 de novembro de 2015

Problemas enfrentados e resultados metalográficos

Boa tarde caro leitores, hoje nossa empresa Verde Engenharia traz para vocês alguns problemas que estamos solucionando durante a semana.
Sabemos que todo e qualquer projeto, passa por algumas dificuldades. 
Como mencionamos semana passada, estavámos apenas esperando a usinagem dos corpos de prova para iniciarmos os ensaios mecânicos e com os ensaios dimensionarmos nossa comporta e começar a construção, afinal estamos na reta final para entregar nosso projeto.
Porém, infelizmente ocorreu um problema no departamento que contratamos para usinagem. Tivemos que entrar em uma fila de espera sem data prevista de entrega dos corpos de prova. Isso afeta todo o nosso processo e prazos.
Como falamos na semana retrasada iniciamos e finalizamos o processo de análise metalográfica para caracterizar nosso aço. Após todo procedimento citado trazemos para vocês as imagens metalográficas do nosso aço que foi concluido com um aço de médio carbono:
Podemos ver nas imagens do microscópio óptcio com aproximações respectivas de 50x,100x e 200x, grãos de perlita (parte escura) e ferrita (parte clara). A ferrita é uma fase praticamente isenta de carbono, e por isso muito "mole". A perlita é uma fase rica em carbono, por isso é bem mais dura que a ferrita.





Comparando com uma análise metalográfica de um aço 1040 de um trabalho acadêmico de CELESTINO, FELIPE e MACHADO (2007) do CEFET-RN:


Concluimos uma grande semelhança, podendo então classificar nosso aço como um aço com 40% de carbono.
Com essa análise pronta e com esse atraso de entrega do departamento de usinagem. Decidimos começar essa semana a montagem da nossa comporta que será feita de acordo com ensaios mecânicos já realizados em outros trabalhos acadêmicos do aço 1040. Com resultados em mãos dos ensaios, podemos iniciar nossa construção da comporta que será ilustrativa, com dimensões que seriam ideais para um aço 1040. Durante o processo de construção, faremos juntamente ao processo os ensaios mecânicos do nosso aço com os nosso corpos de prova que esperamos que estejam prontos em 15 dias, porém essas medidas e cálculos ficarão no nosso relatório final para projetos posteriores.
Vale ressaltar que essa postura de nossa empresa não diminui a qualidade de nossa comporta, e com esta metalografia podemos concluir que teremos valores muito próximos nos ensaios que iremos realizar com os ensaios que usaremos de pesquisas por se tratar de estruturas muito semelhantes. Nosso objetivo é entregar o projeto na data estipulada, com qualidade e, é o que estamos fazendo.
Obrigada por visitarem mais uma vez nosso blog e semana que vem estamos confiantes, que estaremos trazendo noticias boas para vocês, não deixem de nos acompanhar.
Até breve


Nenhum comentário:

Postar um comentário