segunda-feira, 25 de maio de 2015

Esforços Mecânicos

A nossa equipe Verde Engenharia pensou na eficiência do biodigestor e na vida útil do mesmo, com isso vieram algumas perguntas conseqüentemente, tais como: “Quais esforços mecânicos existirão? A massa utilizada exercerá uma força grande no misturador? Qual a interferência do vento no biodigestor?”.

Buscando um maior entendimento no assunto essa semana fomos entender um pouco mais dos esforços mecânicos que o nosso biodigestor sofrerá nas condições de instalação e uso.

Esforço mecânico é quando o material sólido tende a deformar quando submetido a uma força, com isso, se faz necessário um estudo prévio dos elementos que sofreram esforços para dimensionar de forma correta com a finalidade de mitigar ou eliminar possíveis problemas. Existem alguns tipos de esforços:



Figura 1 – Esquema gráfico simplificado dos principais esforços mecânicos.

(a) Tração: a força atuante tende a provocar um alongamento do elemento na direção da mesma.
(b) Compressão: a força atuante tende a produzir uma redução de tamanho do elemento na direção da mesma.
(c) Flexão: a força atuante provoca uma deformação do eixo perpendicular à mesma.
(d) Torção: as forças atuam em um plano perpendicular ao eixo de tal forma que cada seção transversal do objeto sob ação do esforço tende a girar em relação às outras.
(e) Flambagem: é um esforço de compressão em uma barra de seção transversal pequena em relação ao comprimento, que tende a produzir uma curvatura na barra.
(f) Cisalhamento: forças atuantes tendem a produzir um efeito de corte, isto é, um deslocamento linear entre seções transversais.

Nosso biodigestor é um biodigestor de formato cilíndrico no qual todos os parâmetros são baseados no diâmetro e na altura do substrato, assim, podendo ser adaptável as formulas já conhecidas na literatura.

De acordo com a literatura estudada e o modelo do nosso biodigestor concluímos que, só sofrerá os seguintes esforços mecânicos significantes:
  •       Flexão no misturador;
  •       Torção no misturador;
  •       Tração no misturador.  

Posteriormente estaremos realizando cálculos, que serão necessário para analise geral do biodigestor, especificação da sua resistência física e tempo de duração em operação, aguardem as próximas postagens.

     

Até breve!



Nenhum comentário:

Postar um comentário