Esses ensaios são de total importância para podermos mensurar o quanto o nosso aço suporta tracionado, comprimido, sob efeito de penetração e impacto.
Sabemos que nossa comporta estará constantemente sofrendo efeitos, mesmo parada e quando acionado para abrir e no fechamento. A água estará pressionando a comporta constantemente, precisamos ter ideia de quanto essa comporta de aço carbono suportará ao ser pressionada. Nossa comporta também sofrerá esforços mecânicos durante seu funcionamento para ser aberta e fechada.
E esses ensaios vão ser importantes para podermos fazer uma comporta do tamanho ideal para quantidade de água presente no Dique da cidade.
Especificando melhor os ensaios, tem-se normas para cada tipo de ensaio, nas quais iremos seguir.
- Ensaio de tração
- ABNT NBR 6673:1981- Produtos planos de aço - Determinação das propriedades mecânicas à tração.
- ASTM E 8M da American Society for Testing and Materials - ASTM.
- Ensaio de compressão
- ABNT NBR 15277:2012
- ASTM E9
- Ensaio de dureza
- ABNT NBR NM ISO 6508-1:2008 - Materiais metálicos - Ensaio de dureza Rockwell. Parte 1: Método de ensaio (escalas A, B, C, D, E, F, G, H, K, N, T).
- Norma internacional mais utilizada no país é a ASTM E18. Dureza Rockll.
- Ensaio de impacto
- ABNT NBR ISO 148-2:2013 - Materiais metálicos — Ensaio de impacto por pêndulo Charpy. Parte 2: Verificação de máquinas de ensaio.
- Norma internacional encarregada de padronizar os ensaios de impacto ASTM E23, aplicada aos materiais metálicos.
Com normas em mãos, e definidos os ensaios necessários, estaremos no decorrer desta semana comprando a placa de aço para inicio dos ensaios. Retornaremos em breve com mais novidades do nosso projeto.
Até breve!
Nenhum comentário:
Postar um comentário