Demoramos mas voltamos, e com novidades, é claro! Estávamos em uma fase intensa de pesquisas totalmente voltadas para a escolha do revestimento para a nossa comporta de canal. Bom, escolhemos um revestimento de zinco, mais conhecido como "revestimento galvanizado" ou "metal de sacrifício". Ocorre que o zinco é um metal que possui uma facilidade em ser aplicado e tem baixo custo. É, também, um metal bastante reativo e propicio a corrosão, ou seja, na prática o zinco se sacrifica sofrendo a corrosão, protegendo assim o metal base (aço carbono) da nossa comporta.
Os revestimentos são películas protetoras aplicadas sobre a superfície de um metal, dificultando o contato desta superfície com o meio corrosivo, diminuindo sua deteriorização. O tempo de proteção dado por um revestimento depende da natureza química do mesmo, suas forças de adesão, sua espessura e sua permeabilidade à passagem do eletrólito através da película. Quando a cobertura de zinco é danificada, ela funciona como proteção catódica prolongando a vida útil do metal base, dependendo da espessura da camada de zinco e da extensão da área exposta. Considerando o revestimento galvanizado por imersão a quente em uma estrutura de aço que foi danificada superficialmente, a umidade da atmosfera criará uma célula eletrolítica entre o revestimento de zinco e o aço exposto pelo risco. O zinco então corrói preferencialmente ao aço, que é assim protegido.
Óxido de zinco é o produto de corrosão inicial do zinco em atmosfera relativamente seca e é formado pela reação entre o zinco e o oxigênio presente na atmosfera. Na presença de umidade, este produto é convertido em hidróxido de zinco que, juntamente com o óxido de zinco, ainda reagem com o dióxido de carbono presente no ar para formar carbonato de zinco que é aderente e relativamente insolúvel e é o principal responsável pela excelente proteção anticorrosiva proporcionada pelo revestimento galvanizado. O filme de carbonato de zinco forma-se rápido e a taxa de crescimento diminui com o tempo. Este processo é denominado pelos galvanizadores de "Cicatrização". Quando o acesso de dióxido de carbono atmosférico na superfície galvanizada é restrito, o filme de carbonato de zinco protetivo não se forma. Ao invés dele, um depósito branco (corrosão branca) consistindo essencialmente de uma mistura de óxido de zinco e hidróxido de zinco é formado. Surgem manchas brancas que raramente causam danos permanentes, mas se consideradas indesejáveis no ponto de vista estético podem ser removidas por escovação, utilizando uma escova de cerdas rígidas, ou por tratamento com um ácido fraco seguido por lavagem e secagem.
Nosso maior "dilema" já foi resolvido, e na próxima semana daremos inicio a construção do nosso modelo de dique para, com base em suas dimensões, começarmos a construção da comporta de canal.
Até Breve!
Nenhum comentário:
Postar um comentário