segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Manancial

Queridos leitores, hoje viemos esclarecer para vocês sobre o local que será despejado o volume excedente de água. Seguindo o projeto no qual foi proposto, esse volume será despejado em um manancial que corre paralelo ao dique. Mas o que seria um manancial? Mananciais são todas as fontes de água, superficiais ou subterrâneas, que podem ser usadas para o abastecimento público. Isso inclui, por exemplo, rios, lagos, represas e lençóis freáticos.

Em função do crescimento populacional e do desenvolvimento das cidades, observa-se também um aumento da demanda de água. Assim, torna-se cada vez mais urgente a necessidade de escolha de mananciais para o abastecimento público de água. A escolha do manancial é uma decisão de grande importância e responsabilidade em um projeto de abastecimento de água. O processo de escolha de um manancial deve levar em conta diversos aspectos, como a qualidade e quantidade de água disponível, acesso, disponibilidade de energia elétrica, desnível e distância até o ponto de consumo.

Como já mencionamos aqui, durante o projeto construiremos um modelo em escala reduzida que será confeccionado para testes, simulações e demonstrações. A equipe da Verde Engenharia ainda não finalizou a projeção do modelo do mini manancial. Mas, em breve retornaremos com a decisão final, trazendo para vocês a ideia da montagem e os materiais que serão utilizados no nosso projeto.

Até Breve!

domingo, 20 de setembro de 2015

Revestimento de zinco para a comporta.

Demoramos mas voltamos, e com novidades, é claro! Estávamos em uma fase intensa de pesquisas totalmente voltadas para a escolha do revestimento para a nossa comporta de canal. Bom, escolhemos um revestimento de zinco, mais conhecido como "revestimento galvanizado" ou "metal de sacrifício". Ocorre que o zinco é um metal que possui uma facilidade em ser aplicado e tem baixo custo. É, também, um metal bastante reativo e propicio a corrosão, ou seja, na prática o zinco se sacrifica sofrendo a corrosão, protegendo assim o metal base (aço carbono) da nossa comporta.

Os revestimentos são películas protetoras aplicadas sobre a superfície de um metal, dificultando o contato desta superfície com o meio corrosivo, diminuindo sua deteriorização. O tempo de proteção dado por um revestimento depende da natureza química do mesmo, suas forças de adesão, sua espessura e sua permeabilidade à passagem do eletrólito através da película. Quando a cobertura de zinco é danificada, ela funciona como proteção catódica prolongando a vida útil do metal base, dependendo da espessura da camada de zinco e da extensão da área exposta. Considerando o revestimento galvanizado por imersão a quente em uma estrutura de aço que foi danificada superficialmente, a umidade da atmosfera criará uma célula eletrolítica entre o revestimento de zinco e o aço exposto pelo risco. O zinco então corrói preferencialmente ao aço, que é assim protegido.

Óxido de zinco é o produto de corrosão inicial do zinco em atmosfera relativamente seca e é formado pela reação entre o zinco e o oxigênio presente na atmosfera. Na presença de umidade, este produto é convertido em hidróxido de zinco que, juntamente com o óxido de zinco, ainda reagem com o dióxido de carbono presente no ar para formar carbonato de zinco que é aderente e relativamente insolúvel e é o principal responsável pela excelente proteção anticorrosiva proporcionada pelo revestimento galvanizado. O filme de carbonato de zinco forma-se rápido e a taxa de crescimento diminui com o tempo. Este processo é denominado pelos galvanizadores de "Cicatrização". Quando o acesso de dióxido de carbono atmosférico na superfície galvanizada é restrito, o filme de carbonato de zinco protetivo não se forma. Ao invés dele, um depósito branco (corrosão branca) consistindo essencialmente de uma mistura de óxido de zinco e hidróxido de zinco é formado. Surgem manchas brancas que raramente causam danos permanentes, mas se consideradas indesejáveis no ponto de vista estético podem ser removidas por escovação, utilizando uma escova de cerdas rígidas, ou por tratamento com um ácido fraco seguido por lavagem e secagem.

Nosso maior "dilema" já foi resolvido, e na próxima semana daremos inicio a construção do nosso modelo de dique para, com base em suas dimensões, começarmos a construção da comporta de canal.


Até Breve!

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Tipos de revestimentos anticorrosivos para aço carbono.

Hoje a empresa Verde Engenharia vem explanar para vocês, leitores assíduos do nosso blog, a necessidade de revestimento anticorrosivo para a comporta. Para aqueles que nos acompanham, sabem que utilizaremos aço carbono nesse novo projeto. Devido a esse fato há uma grande possibilidade de ocorrer corrosão em algumas partes da comporta, por se tratar de um material metálico de fácil corrosão quando exposto a alguns fluidos como água o processo é acelerado. Assim, surgiu a necessidade de usarmos algum tipo de revestimento para não ser necessário a troca do material escolhido, sem perder a qualidade nem elevar os custos.

Visando essa possibilidade é preciso selecionar o melhor tipo de revestimento levando em conta o custo, a qualidade, a aplicação e aderência do material. Sendo assim, temos tais possibilidades: revestimentos metálicos, revestimentos não-metálicos inorgânicos e revestimentos orgânicos. 
  • Revestimentos Metálicos: consistem na interposição de uma película metálica entre o meio corrosivo e o metal que se quer proteger. Os processos mais comuns são: 
  1. Cladização;
  2. Reposição por imersão a quente;
  3. Metalização;
  4. Eletrodisposição;
  5. Deposição Química.
  • Revestimentos Não Metálicos Inorgânicos: consiste do mesmo objetivo do revestimento metálico porem utiliza-se uma película não metálica inorgânica. Os mais comuns são:
  1. Anodização;
  2. Cromatização;
  3. Fosfatização;
  4. Revestimento com Argamassa de Cimento;
  5. Revestimento com Vidro;
  6. Revestimento com Esmalte Vítreo;
  7. Revestimento com Material Cerâmico.
  • Revestimentos Orgânicos: consiste na interposição de uma camada de natureza orgânica entre a superfície metálica e o meio corrosivo. Os principais revestimentos orgânicos são os seguintes:
  1. Pintura Industrial;
  2. Revestimento com borrachas;
  3. Revestimento anticorrosivo a base de grafeno (verniz negro).
Nós ainda estamos em fase de pesquisa de preço e melhor aplicabilidade do revestimento para utilizarmos em nossa comporta. Em breve vamos compartilhar nossa melhor escolha com vocês!

Até Breve!