sábado, 28 de março de 2015

Visita à Cantina do Senai Cimatec

Como já explicado anteriormente em nossas postagens, nossa empresa, Verde Engenharia, têm o objetivo de criar um biodigestor anaeróbico. No decorrer desta semana visitamos a Cantina da Faculdade de Tecnologia Senai Cimatec, a qual o projeto será destinado.


 O intuito da visita foi observar as condições do ambiente, analisar melhores áreas disponíveis para armazenamento do biodigestor, pesagem de matéria orgânica gerada no dia da visita além de manter uma boa relação com a proprietária e demais funcionários para uma boa realização do projeto, visando bom relacionamento com a empresa que usufruirá de tal projeto sustentável. Na visita foi constatado que a Cantina possui dois botijões do tipo P -190 da empresa nacional gás. 


A Cantina consome em média 200 kg de gás por semana. E gera cerca de 50 kg de matéria orgânica por dia, dentre basicamente cascas de frutas e vegetais. Esse tipo de informação é necessária pela relação de custo benefício para Cantina que precisará alimentar o biodigestor, necessitando de um funcionário do seu estabelecimento para tal trabalho, mesmo tendo consciência de que essa é uma ação sustentável e qualquer quantidade de gás gerado, já irá ajudar a Cantina. E também lembrando que nossa empresa visa primeiramente construir o biodigestor da melhor forma para ser utilizado da melhor forma possível, tirando de nossa responsabilidade o manuseio do mesmo depois de construído e em operação.

Continuando a falar sobre a visita à Cantina, foi informado que os recebimentos de cargas de reposição de alimentos e bebidas da Cantina são : Segunda/Quarta/Sexta, impossibilitando nossa empresa de estar recolhendo a matéria orgânica nos respectivos dias, pela alta rotatividade de pessoas no local. O que ocasionará visitas e recolhimentos de matéria orgânica apenas nas terças e quintas.
Também observamos e foi fotografado a tubulação do gás usado na cozinha:


Tiramos foto da área externa à cantina como possível local para armazenamento do biodigestor:



Mas ainda não foi oficializado esse lugar como local de armazenamento pela pequena distância do local com a cozinha da Cantina e pelo desconforto que possivelmente o biodigestor fará com seu odor. 
Porém de qualquer forma nosso biodigestor será montado em cima de uma plataforma ou similar com rodas para possíveis mudanças de local enquanto ele estiver em processamento anaeróbico.
Na visita também conscientizamos a proprietária da importância ecológica de tal projeto para que o mesmo seja visto de forma positiva e sustentável e seja utilizado da melhor forma possível.
Posteriormente estaremos atualizando nosso blog com mais informações do andamento de nosso projeto.

                                                                      Até breve!

sábado, 21 de março de 2015

O projeto: Biodigestor anaeróbico

Somos Engenheiras e Engenheiros da empresa Verde Engenharia. Um dos membros da empresa se interessou em propor uma destinação mais apropriada para os resíduos orgânicos gerados na cantina da Faculdade de Tecnologia Senai CIMATEC. Uma forma bastante interessante idealizada por este membro foi a construção de um biodigestor anaeróbico de pequeno porte para a geração de matéria orgânica de qualidade e um possível futuro projeto na área de combustíveis.
A instituição se mostrou disposta a aceitar a proposta do nosso projeto, mas, pelo fato deste ser o primeiro projeto da nossa empresa iniciante, a organização solicita o projeto e a caracterização do material a ser utilizado na construção do biodigestor antes de solicitar a produção em escala piloto.
A empresa organizou seu pessoal para começar as atividades voltadas para esse projeto e a primeira analise de dados feita foi com relação a produção diária de matéria orgânica da Cantina Principal. Esta gera muito lixo orgânico (restos das refeições, cascas de frutas e legumes entre outras matérias orgânicas) sendo todo esse resíduo descartado e não reaproveitado.
A ideia do projeto é reutilizar essa matéria orgânica (apenas os restos de frutas, legumes e verduras) no biodigestor anaeróbico, obtendo como produto final biogás e biomassa, deixando claro que não é de responsabilidade da Verde Engenharia determinar como serão aproveitados esses produtos finais, sendo esta uma função apenas da Faculdade.
A nossa equipe já estabeleceu o que será preciso para iniciar o projeto: pesquisas metodológicas; escolha do material ideal que atenda as necessidades de localização, funcionalidade e qualidade do biodigestor; analises da matéria orgânica e do material escolhido para compor o corpo do biodigestor (a Faculdade já se mostrou disponível com relação a liberação do uso de seus laboratórios para a empresa desenvolver as analises cabíveis) e cálculos necessários para comprovar o bom rendimento do equipamento.
Temos até Maio deste ano para concluir a construção do biodigestor, suas devidas analises e começar a submetê-lo a testes de rendimento do biogás e biomassa, e temos até Junho para entregar o projeto pronto.
No decorrer da semana visitaremos a Cantina Principal para obtermos mais especificações com relação a quantidade de lixo produzido.


Até breve!

sábado, 14 de março de 2015

A equipe Verde Engenharia e o projeto integrador

Somos estudantes de engenharia de materiais da Faculdade de Tecnologia Senai Cimatec, engenheiros da empresa fictícia Verde Engenharia e orientados pelo Prof. Me. Danilo Hansen Guimarães, realizaremos o nosso segundo projeto integrador. O projeto, que culmina com a apresentação de um trabalho interdisciplinar, deverá abranger, no mínimo, as disciplinas  Mecânica Geral, Tecnologia dos Materiais e Termodinâmica A. 
O nosso objetivo é construir um biodigestor anaeróbio de pequeno porte para a produção de biogás e biofertilizante visando o uso racional dos resíduos orgânicos gerados pela cantina principal do SENAI CIMATEC, localizada no CIMATEC 1. 
Para a realização deste projeto, nos dividimos em equipes de trabalho; a equipe 1 (Amanda Dantas, Anderson Dantas, Carolina Carvalho) será responsável pelo projeto de seleção de materiais para confecção do biodigestor, a equipe 2 (Diego Regis, Marina Reis, Natalia Alves e Rafael de Freitas) será responsável pela construção do biodigestor e a equipe 3 (Hugo Leonardo, Isa Moreira e Matheus Herwans) será responsável pelo projeto mecânico e aspectos termodinâmicos inerentes ao projeto. As equipes realizarão a otimização das respectivas etapas atribuídas a cada uma, ou seja, cada equipe revisará e avaliar as etapas, na divisão dos trabalhos, que foram delegadas à outra equipe, realizando o Ciclo de Otimização Recíproca. 

No decorrer da realização do projeto, deveremos desenvolver as seguintes habilidades:
  • Selecionar os materiais de construção de biodigestor e seus acessórios, a partir dos requisitos do mesmo;
  • Reconhecer as propriedades fundamentais dos principais materiais selecionáveis para o uso no equipamento;
  • Realizar ensaios para caracterização das propriedades dos materiais.
  • Correlacionar o tipo de material selecionado com o projeto mecânico do equipamento.
  • Identificar e calcular os esforços mecânicos inerentes ao processo.
  • Definir a matéria prima (biomassa) e o produto principal do processo (biogás e biofertilizante) de acordo com a conveniência do SENAI CIMATEC
  •  Realizar cálculo de balanço de massa e energia e produtos formados para determinação do poder calorífico da reação.

    Utilizaremos o blog para realizar postagens semanais sobre o andamento do nosso projeto.


    Até breve!