O intuito da visita foi observar as condições do ambiente, analisar melhores áreas disponíveis para armazenamento do biodigestor, pesagem de matéria orgânica gerada no dia da visita além de manter uma boa relação com a proprietária e demais funcionários para uma boa realização do projeto, visando bom relacionamento com a empresa que usufruirá de tal projeto sustentável. Na visita foi constatado que a Cantina possui dois botijões do tipo P -190 da empresa nacional gás.
A Cantina consome em média 200 kg de gás por semana. E gera cerca de 50 kg de matéria orgânica por dia, dentre basicamente cascas de frutas e vegetais. Esse tipo de informação é necessária pela relação de custo benefício para Cantina que precisará alimentar o biodigestor, necessitando de um funcionário do seu estabelecimento para tal trabalho, mesmo tendo consciência de que essa é uma ação sustentável e qualquer quantidade de gás gerado, já irá ajudar a Cantina. E também lembrando que nossa empresa visa primeiramente construir o biodigestor da melhor forma para ser utilizado da melhor forma possível, tirando de nossa responsabilidade o manuseio do mesmo depois de construído e em operação.
Continuando a falar sobre a visita à Cantina, foi informado que os recebimentos de cargas de reposição de alimentos e bebidas da Cantina são : Segunda/Quarta/Sexta, impossibilitando nossa empresa de estar recolhendo a matéria orgânica nos respectivos dias, pela alta rotatividade de pessoas no local. O que ocasionará visitas e recolhimentos de matéria orgânica apenas nas terças e quintas.
Também observamos e foi fotografado a tubulação do gás usado na cozinha:
Tiramos foto da área externa à cantina como possível local para armazenamento do biodigestor:
Mas ainda não foi oficializado esse lugar como local de armazenamento pela pequena distância do local com a cozinha da Cantina e pelo desconforto que possivelmente o biodigestor fará com seu odor.
Porém de qualquer forma nosso biodigestor será montado em cima de uma plataforma ou similar com rodas para possíveis mudanças de local enquanto ele estiver em processamento anaeróbico.
Na visita também conscientizamos a proprietária da importância ecológica de tal projeto para que o mesmo seja visto de forma positiva e sustentável e seja utilizado da melhor forma possível.
Posteriormente estaremos atualizando nosso blog com mais informações do andamento de nosso projeto.
Até breve!