segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Normatização

        Dado às adversidades para realização da analise metalográfica dos materiais que utilizaremos fizemos uma pesquisa detalhada sobre as normas para caracterização de materiais. Em que nos é fornecido o procedimento e dimensões que os corpos de provas devem possuir. Em que serão citadas abaixo:

Para o ensaio de tração foi encontradas as normas NBR-6152 da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, e a ASTM E 8M da American Society for Testing and Materials - ASTM. 
Para o ensaio flexão, encontrou-se as normas ASTM E 812, E 855, em que deve ser realizado onde se tem um cutelo com variação nas dimensões dos corpos de provas.
O ensaio de impacto que é dado pela norma ASTM E 23, aplicada aos materiais metálicos polida.
E ensaio de dureza que é um ensaio em que se produz uma impressão microscópica na peça para avaliar o quanto ele é perfurado e assim determinar a sua dureza, procedimento baseado nas normas ABNT NBR-6672 e ASTM E92-82.


Até breve!

domingo, 18 de setembro de 2016

Ensaios metalográficos

Como foi dito semana passada, faremos ensaios metalográficos para saber qual a composição, estrutura e características do material que constitui as chapas. Este tipo de ensaio, além da análise química e dos ensaios mecânicos, faz parte do controle estrutural do material que formara as chapas metálicas para construção da passarela.
O exame metalográfico procura relacionar a estrutura íntima do material às propriedades físicas, ao processo de fabricação e pode ser dividido em macrográfico e micrográfico.Através da análise macrográfica, é possível realizar um exame a olho nu ou com pouca ampliação (até 50X) o aspecto de uma superfície após devidamente polida e atacada por um reagente adequado. Com os resultados, tem-se uma ideia do conjunto, referente à homogeneidade do material, a distribuição e natureza das falhas, impureza e ao processo de fabricação, qualidade de solda profundidade de tratamentos térmicos entre outras características.Já a análise micrográfica consiste no estudo dos produtos metalúrgicos, com o auxílio do microscópio, permitindo observar a granulação do material, a natureza, forma, quantidade e distribuição dos diversos constituintes.

A equipe está se empenhando, e esperamos trazer os resultados das análises metalográficas na próxima semana.

Até breve!


domingo, 11 de setembro de 2016

As próximas etapas!

Nós, da empresa Verde Engenharia, conseguimos algumas chapas metálicas usadas e que não teriam mais utilidade, na própria instituição de ensino que contratou o projeto. Como já serviram para outros projetos de construção, apresentam sinais claros de corrosão. Já possuímos a autorização para o uso das mesmas e iremos transporta-las para um laboratório, da própria instituição. 


Fotos das chapas. Fonte: Própria.

Devido ao grande numero de chapas e ao desconhecimento quanto ao tipo de aço, faremos análises químicas e metalográficas para saber qual a composição, estrutura e características do material que constitui a chapa, através de ensaio macrográfico e micrográfico.  Em seguida, realizaremos ensaios mecânicos para determinar os parâmetros de comportamento do material.

Inicialmente, serão feitos os seguintes ensaios:
  • Tração;
  • Flexão;
  • Impacto e
  • Dureza..
          
Até breve!

sábado, 3 de setembro de 2016

O projeto solicitado


 Nós somos Engenheiras e Engenheiros da empresa Verde Engenharia, uma empresa iniciante no ramo de projetos de estruturas que foi procurada por uma Instituição de Ensino para projetar as chapas metálicas que serão utilizadas numa passarela que conecta dois pavimentos vizinhos através de andares superiores. A passarela já se encontra construída no local, porém deverá ter em breve o seu piso de madeira substituído por chapas metálicas nas mesmas dimensões. As chapas deverão ser projetadas para suportar as solicitações frequentes decorrentes da constante circulação de pessoas entre os dois pavimentos. Os cálculos dos esforços mecânicos na chapa devem levar em consideração a geométrica da passarela. Duas premissas foram estabelecidas pela instituição contratante: a chapa deve ser feita em material metálico, de origem de reciclo, em substituição às chapas de madeira que existem atualmente no local. A chapa deverá ter tratamento para que seja resistente à corrosão, intempere esta, bastante recorrente no local.

Fotografia da passarela. Fonte: Verde Engenharia.


A instituição de ensino deseja que as placas obedeçam aos seguintes requisitos:
  • Placas mais leves;
  • Leveza;
  • Suporte as solicitação decorrente do fluxo de pessoas;
  • Sejam utilizados materiais metálicos reciclados;
  • Seja feito tratamento para prevenção de corrosão.
     
     A equipe Verde Engenharia já esta se empenhando para conseguir os materiais metálicos reciclados. Na próxima semana, traremos um panorama sobre estes materiais e quais os próximos passos a seguir. 

Até breve!