Após uma série de pesquisas, encontramos uma empresa chamada ORBINOX, que é uma empresa presente em mais de 70 países, conta com mais de 45 anos de experiência, desenvolvendo, fabricando e distribuindo válvulas de guilhotina, comportas, dampers e equipamentos hidromecânicos. Com base em pesquisas já feitas pela mesma, encontramos manuais de como fazer uma comporta. Nos materiais de pesquisa desta empresa podemos constatar que a mesma utiliza aço inoxidável para produção da comporta. A empresa Fontaine, canadense, também produz comportas de aço inoxidável. Esse tipo de material após mais consultas, foi diagnosticado por nós, da empresa Verde Engenharia, como um material excelente para tal produção. Vamos citar abaixo as características desse material, para que possam entender o por quê, dele ser escolhido por muitas empresas, para produção de comportas.
O aço inoxidável é uma liga de ferro e crómio, podendo conter níquel e outros elementos, que apresenta propriedades físico-químicas superiores ao aço comum, sendo a alta resistência a oxidação atmosférica, a sua principal característica. Esses elementos, em especial o crómio, apresenta excelente resistência à corrosão. Isto é, o crómio presente na liga, oxida-se em contato com oxigênio do ar, formando uma película, muito fina e estável, de óxido de crómio, que se forma na superfície exposta ao meio. Ela é denominada camada passiva e tem como função, proteger a superfície do aço contra processos corrosivos. Esta película é aderente e impermeável, isolando o metal abaixo dela, do meio agressivo.
Porém, nosso projeto tem que visar. não apenas a qualidade, como também o custo benefício. Sabemos que o aço inoxidável é mais caro que o aço carbono, porém, no que se trata no contexto geral, ele sai mais barato pela manutenção que o aço carbono necessita por conta da oxidação. Então, nossa empresa resolveu usar o aço carbono como material de produção da comporta, e iremos revesti-lo para evitar a corrosão. Algo que tenha custo-benefício relevante e não fique muito atrás do aço inoxidável.
Uma grande vantagem do aço carbono é a possibilidade da chamada têmpera seletiva, um tratamento térmico diferenciado no fio. De acordo com o padrão AISI, os aços carbono simples são classificados iniciando-se com o número 10, e tendo nos números subsequentes a porcentagem de carbono na liga. Assim, entende-se que o aço 1095 tenha aproximadamente 0,95% de Carbono em sua composição.
Mais para frente detalharemos o tipo de revestimento que iremos usar. Mas de antemão, podemos dizer que esse tipo de revestimento pode ser feito com tintas, esmaltes, óxidos e metais. Visaremos sempre o menor custo, sem tirar a importância da qualidade do mesmo. Em breve retornaremos ao nosso blog com mais informações para vocês ficarem por dentro do andamento de nosso projeto.
Até Breve!